junho 3, 2019
Uncategorized
21 anos da primeira ampliação vesical pela técnica que criamos.
Ao completar em mais uma cirurgia esta sexta-feira, 21 anos desde o caso inicial feito por nós em junho de 1998, no menino Willian, uma bexiga de válvula de uretra posterior no Hospital São Paulo na UNIFESP, refleti sobre esta trajetória e me alegrei com 5 acontecimentos que vivenciei neste dia. A oportunidade de realizar uma medicina que inclui ASSISTÊNCIA, ENSINO E PESQUISA na prática e sem oportunismo esteve viva nestes cinco acontecimentos- ASSISTÊNCIA: pudemos com esta cirurgia, tirar da fila de espera da AACD mais uma paciente com mielomeningocele e bexiga neurogênica, que há anos vivia com uma vesicostomia e usando fraldas. Ao completar mais de 500 pacientes operados, temos a certeza desta participação na vida de tantos pacientes, e uma constatação disso veio de vídeos no youtube de uma de nossas pacientes, a Denise Cardoso de Almeida que ao liderar um canal de autoajuda para pacientes com Mielomeningocele (Canal Mielando: https://www.youtube.com/channel/UCa61OQdzEcHzOelW96Zi8aQ) tem um vídeo específico sobre nossa técnica que já atingiu impressionantes 11 milhões e 500 mil visualizações.
- ENSINO: nesta cirurgia, participaram o Dr. Ricardo Di Migueli, nosso F32 (trigésimo segundo fellow de urologia pediátrica que estamos formando) e a Dra Rafaela Lima, R5 (residente de 5 ano de urologia da Faculdade de Medicina do ABC) que concluiu seu estágio de 3 meses na NUPEP-CACAU-AACD, treinando em uropediatria e uroneurologia.
- PESQUISA: recebemos nesta data a prova de mais uma publicação da técnica num livro de técnica cirúrgica em urologia pediátrica a ser publicado nos EUA pelo Dr. Gundeti, urologista pediátrico da Universidade de Chicago. Esta técnica já tinha sido publicada no Campbell's e no Hinman's, duas bíblias da especialidade. Por fim, recebemos no mesmo dia mais um convite para palestra sobre Bexiga Neurogênica nos EUA, no congresso da AUA MidAtlantic. (American Urological Association) este ano.
0 Comentário